Linfedema em crianças e seus desafios

01/12/2019

Acredito que os desafios são os aspectos mais marcantes no linfedema em crianças, tanto quanto no seu diagnóstico como no seu tratamento. Para definir melhor esse desafio, ilustra-se afirmando que, os médicos que tem filhos com linfedema têm uma dificuldade muito grande a começar pelo diagnóstico do linfedema em seus filhos. Essa dificuldade ocorre com os médicos em todo mundo, agora imagine com os pacientes.

O segundo desafio é quanto ao tratamento porque não existia nenhuma opção de tratamento especifico para crianças em todo mundo.   Os tratamentos propostos eram os mesmos dos adultos adaptados para eles. Entretanto, o mais grave eram as informações de que os pais recebiam de que não tem cura e que devem conviver com eles.  Quando começar a tratar é outro dilema porque as orientações eram, muitas vezes, aguardar o tempo passar até chegar aos sete anos. Imagine o desespero dos pais com tantas histórias que foram passadas, porém sem nenhumas perspectivas.

A Clínica Godoy é o principal centro de pesquisa mundial na área da linfologia e nesses anos criou a escola Godoy & Godoy Internationl School for Lymphatic Therapy  para divulgar suas pesquisas e novos conceitos no tratamento do linfedema.

Um dos avanços é no tratamento do linfedema em criança que muda radicalmente a opção terapêutica, na maioria delas, com uma técnica de terapia única, denominada de Terapia Linfática Cervical, é possível tratar e chegar a normalização ou quase normalização do edema. Algumas mães são treinadas para a realização dessa técnica que é supervisionada durante toda a fase de aprendizagem e na evolução do tratamento. Portanto, apenas uma técnica que é realizada todos os dias e que geralmente não necessita de nenhuma outra forma de tratamento como por exemplos meias, bandagens e mesmo da drenagem linfática manual.

O primeiro estudo foi publicado em literatura médica internacional com os resultados de dois anos de acompanhamento e mostrou que em todas as crianças houve redução do edema e os membros estavam dentro ou próximo a normalidade. Uma nova pesquisa com 10 anos de acompanhamento mostra que todas as crianças que suas mães fizeram corretamente a técnica estão dentro ou próximo da normalidade. Portanto, essa é a primeira técnica como terapia única publicada na literatura médica e que é eficaz na redução do linfedema em crianças.

Prof. Dr. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy-CRM 50739

Profa. Dra. Maria de  Fatima Guerreiro Godoy- Crefito-1778