Novo conceito no diagnóstico do linfedema associado etiopatogenia proposto por Godoy

30/11/2019

No diagnóstico do linfedema uma serie de classificações foram definidas para melhor expressar os detalhes clínicos do linfedema de cada paciente. Uma dessas classificações é quanto à etiopatogenia que define em dois grandes grupos que são os primários e os secundários.  Nos primários há uma alteração congênita e que pode levar ou não ao desenvolvimento do linfedema no transcorrer da vida. Nos secundários o sistema linfático esta integro no nascimento, porem durante a vida uma lesão nesse sistema pode ocorrer e contribuir para o desenvolvimento do linfedema.

O que se observa na pratica clínica é que na definição da etiopatogenia outras lesões normalmente ocorrem, portanto, essa classificação deve ser revista e atualizada. Dessa forma, Godoy propõe uma nova classificação da etiopatogenia que incorpora essas novas lesões por ocorrer na maioria dos pacientes para melhor definir o que realmente está acontecendo com o eles. Assim sendo, ele define em:

1-Linfedema congênito: quando ocorre apenas lesões congênitas de qualquer tipo

2-Linfedema secundário: quando ocorre apenas a lesão inicial do sistema linfático

3-Linfedema misto: quando associa uma lesão secundária no linfedema primário ou no secundário

Essa classificação é fundamental para que se tenha todos os processos fisiopatológicos, ou seja, seja feito o diagnóstico de todas as causas que agravaram o linfedema. Por exemplo: radioterapia, quimioterapia, obesidade e dessa forma estabelecer a melhor forma de tratamento para cada paciente.

Prof. Dr. Livre Docente Jose Maria Pereira de Godoy-CRM 50739

Profa. Dra. Maria de Fatima Guerreiro Godoy- Crefito-1778